A estabilidade de qualquer negócio depende de várias ações, sobretudo administrativas, para que alcance o sucesso. Por isso, entender alguns conceitos é primordial para fazer a empresa crescer, seja um salão de beleza grande ou uma pequena esmalteria.

Já salientamos que a esmalteria é um modelo promissor que está cada vez mais popular em diversas regiões. Mostramos todas as suas características e como montar uma esmalteria passo a passo gastando pouco.

Mas, para conquistar bons frutos, é necessário realizar um trabalho recorrente focado em alguns pilares: bom atendimento, estratégias de marketing, processos financeiros, enfim. O ticket médio é um bom exemplo. Ampliá-lo é essencial para alcançar a lucratividade, por isso existem vários métodos para isso.

Por isso, neste artigo vamos destacar o que é ticket médio e como aumentá-lo em sua esmalteria.

O que é ticket médio?

Ticket médio é o valor médio que um cliente gasta em sua loja, assim como a média de compras que ele realiza. Trata-se de uma métrica importante que mostra o poder de compra de cada consumidor e também quais produtos são mais cotados.

Assim, é possível ter uma base para saber em que os clientes estão gastando e os produtos/serviços com maior retorno. Por meio dessa visualização, colocar em prática algumas estratégias para aumentar o ticket médio, investir em potenciais, trabalhar com os estagnados, entre outras ações.

Aprender a entender e calcular o ticket médio é importante para qualquer estabelecimento, seja uma loja física ou online. Vale também para empresas de grande e sobretudo para as iniciantes, então você pode aplicar em sua esmalteria tranquilamente.

Como calcular o ticket médio?

O cálculo do ticket médio é bem simples. Há duas formas possíveis:

  1. Faturamento bruto dividido pelo volume de vendas – em um determinado período, geralmente mensal;
  2. Soma total de vendas em dinheiro dividido pelo número de clientes – também em um período específico.

Na prática:

Se em um mês sua esmalteria teve um faturamento bruto de 15 mil reais e atendeu 100 clientes, logo:

15.000,00 / 100 = 150,00

Sendo assim, a média de gasto de cada cliente atendido foi de 150 reais durante um mês, indicando que esse é o ticket médio durante esse período.

Viu só como é simples calcular? Com essa base, você também pode investir em maneiras de aumentá-lo, para que os clientes gastem mais conhecendo outros serviços e produtos.

esmalteria

Como aumentar o ticket médio de uma esmalteria?

Quando se trata de uma esmalteria, uma dica preliminar é mapear quais são os produtos e serviços oferecidos e, a partir daí, aprender a oferecê-los para os clientes.

Paralelamente, conhecer o perfil de cada persona é essencial para gerar interesse e converter em vendas. Se o atendente sabe que o consumidor gosta de novidades relacionadas às unhas artísticas, pode oferecer um procedimento diferente e inovador para ele.

Já se o cliente procura o local para realizar uma limpeza das unhas das mãos, a partir das sondagens é possível convencê-lo a tratar das unhas dos pés também. Outra situação é mostrar um produto para tratamento caseiro, como uma base para usar em casa, um óleo, enfim, algo que agregue em seu tratamento.

Essas são algumas situações básicas e simples que contribuem para aumentar o ticket médio de uma esmalteria. Parece que não faz diferença, mas imagine que cada frequentador consome/compra algo além daquilo que estava interessado. No total, gera um faturamento elevado e um ticket médio extremamente positivo.

Vale destacar que o ticket médio aumenta bastante com clientes fidelizados!

APRENDA A FIDELIZAR CLIENTES COM ESSAS TÉCNICAS INFALÍVEIS! 

Em suma, outros métodos ajudam a elevar o ticket médio de sua esmalteria. Listamos os mais interessantes.

Foco na variedade e nas tendências

Segundo especialistas, gerar o interesse dos clientes com algo novo é mais fácil do que com um procedimento já existente a muito tempo.

Isso vale bastante para as esmalterias. Com certeza os consumidores ficarão surpresos ao conhecer as últimas tendências do mercado para unhas. E felizmente sempre surgem muitas novidades incríveis, ainda mais no segmento “nail art” – unhas artísticas.

Sendo assim, mantenha sua equipe sempre atualizada, busque inovação e variedade. Outra dica é investir em novas linhas de esmaltes, produtos para o cuidado com as unhas, enfim, em produtos e serviços que impressione os clientes e os façam gastar mais.

Informe e atraia a atenção dos clientes

Tenha em mente: é preciso informar e atrair a atenção do cliente para gerar o interesse e converter uma venda.

Para isso, algumas estratégias ajudam, como melhorar a exposição dos produtos, instalar materiais visuais pelo estabelecimento, falar sobre determinado procedimento durante o atendimento. São métodos simples que podem render bastante.

Os recepcionistas e atendentes devem estar preparados para oferecer algo a mais aos clientes, mas sempre de modo natural e conveniente. Assim, ele se sente mais seguro a adquirir algo que não estava em seus planos inicialmente.

APRENDA A DECORAR UMA ESMALTERIA GASTANDO POUCO!

Relembre o cliente frequentemente

Além de reservar novos atendimentos para os clientes assim que terminar o serviço, você pode relembrá-lo sobre algo que ele costuma comprar.

No caso da esmalteria, pense sempre em algo complementar aquilo que ele está usufruindo, para que saia pelo menos com um item ou serviço além do buscado.

Aproveite e pegue o contato para disparar lembretes sobre novidades, promoções, produtos e tudo que o faça voltar ao estabelecimento. Essa também é uma ótima forma de fidelizá-lo, mantendo informado e mostrando que sua empresa se importa com suas necessidades.

Lembre-se: quem não é visto, não é lembrado. Então, não hesite em investir nessas estratégias, sempre de forma coerente, respeitosa e pouco invasiva.


Se achar conveniente, você pode investir em aplicações para gerenciar essa e outras tarefas. Muitas ajudam até a calcular o ticket médio de modo simples, durante o período desejado.

Dentre tantas opções no mercado, o aplicativo Webook é a mais cotada atualmente, seja por esmalterias, barbearias, salões de cabeleireiro, clínicas, entre outras.

Faça um teste gratuito e descubra as melhores soluções para a sua empresa. Acesse o site e comece já. Com certeza será o recurso ideal para aumentar ticket médio, agendar online, receber pagamentos, entre outras funções incríveis.

Conheça o Webook agora!

Gostou das dicas? Comente e compartilhe. Até mais!

Leave a Comment