Que tal aprender como decorar uma esmalteria gastando pouco?

Se você tem ou pretende abrir um negócio voltado à esmaltagem e cuidados com as unhas, é fundamental pensar nas melhores formas para decorá-la. A composição do espaço faz toda a diferença para atender os clientes.

Toda pessoa gosta de frequentar um lugar que seja confortável, bonito e bem estruturado. E, por mais que seja uma esmalteria simples e pequena, é essencial deixá-la impecável, da fachada até o interior.

Para ajudar você nessa missão, selecionamos 6 ótimas dicas.

Como decorar uma esmalteria?

Acima de tudo, a decoração de um estabelecimento deve ser planejada desde a concepção. Isso vale para negócios que são construídos do zero, reformados, enfim.

De modo preliminar, definir um estilo é importante. Isso ajuda a permear todo o projeto. Entre os mais populares, estão: moderno, retrô, rústico, minimalista, industrial. Cada qual possui suas vantagens e pode ser estudado a fundo antes da implementação.

Criar uma identidade também é fundamental para atrair mais clientes. Assim, seu negócio pode ser reconhecido por uma característica única. Quantos estabelecimentos você não reconhece apenas por um detalhe? Pode ser uma cor, um adorno, uma ornamentação, etc.

APRENDA A DECORAR UM SALÃO DE BELEZA PASSO A PASSO!

Em todo caso, a decoração deve ser estruturada de modo equilibrado. Contar com o apoio de especialistas é uma boa ideia, mas também é possível fazer sozinho (e, melhor que isso, gastando pouco). Como as esmalterias são pequenas, o trabalho não é tão árduo como parece. Veja algumas dicas:

Buscar referências na internet

O primeiro passo para definir o estilo decorativo da sua esmalteria é buscar referências. Felizmente, a internet possui uma série de inspirações, principalmente em redes como o Instagram e o Pinterest. Além disso, você pode pesquisar em sites internacionais também.

Salve as melhores imagens e monte uma pasta. É interessante se atentar a cada detalhe, principalmente em relação aos móveis que serão instalados, a divisão do ambiente e a todo o conceito em si.

Da mesma forma, você terá noção de como organizar seu estabelecimento, como montar uma recepção, ornamentação da fachada, entre outros pontos fundamentais.

Caprichar na execução da fachada

Não importa se o seu estabelecimento é de grande ou pequeno porte. Uma bela fachada faz toda a diferença, principalmente para atrair mais clientes.

Ao se atentar à entrada da esmalteria, muitas pessoas ficam curiosas e se sentem instigadas a conhecer, saber como é por dentro e até marcar um horário.

A fachada pode ser projetada a partir de um estilo, com cores que harmonizem e mostrem o objetivo do negócio. Por isso, pense em algo que remeta a unhas, esmaltes e toda a arte que compõe esse cenário.

Criar um ambiente perfeito para fotos

Uma bela decoração é essencial para que os clientes façam ótimos registros antes, durante e após o atendimento.

É fato que hoje em dia todo mundo gosta de tirar fotos e gravar stories em qualquer lugar, e com os estabelecimentos de beleza não é diferente.

Por isso, encoraje seus clientes a fazer registros e postar nas redes sociais, sempre marcando a página da sua esmalteria e divulgando para seus seguidores.

Monte um espaço para fotos ou projete uma decoração favorável para que as imagens saiam lindas. Essa é uma ótima maneira de destacar seu negócio nos canais online também.

SAIBA TUDO SOBRE ESMALTERIA NESTE GUIA COMPLETO!

Aproveitar as paredes

Em muitos casos, principalmente em uma esmalteria simples e pequena, é interessante aproveitar as paredes para criar uma linda decoração temática.

Se você não tem muito espaço disponível, use essas estruturas para instalar nichos, prateleiras e móveis, tudo para deixar o ambiente organizado e harmônico.

De fato, as paredes servem para destacar todas as suas opções de esmaltes. Assim, os clientes podem visualizar melhor quais são as cores, as marcas e os tipos, e então escolher aqueles que mais agradam.

Quanto à decoração, não hesite em usar papéis de parede, pintar com cores neutras e usar objetos que valorizem a identidade visual de sua esmalteria, como espelhos e quadros – mas sempre de modo equilibrado.

Organizar o ambiente

A organização é primordial para deixar o espaço equilibrado e pronto para receber os clientes. Isso vale para uma esmalteria grande ou instalada em uma pequena galeria, por exemplo.

Em todo caso, tente dividir de acordo com a relevância: instale uma recepção, um local para atender os clientes, com duas ou três bancadas, um local para tirar fotos, enfim.

Além de manter o espaço coerente e equilibrado, ainda facilita a limpeza e a decoração. Nesse contexto, uma dica faz toda a diferença: evite o excesso de adornos e itens. Pense que “menos é mais”.

esmalteria simples e pequena

Cores e iluminação

Não podemos deixar de mencionar a importância das cores e da iluminação na decoração de uma esmalteria. A escolha da paleta é essencial, com tons que combinem e harmonizem.

De modo geral, as cores neutras são ótimas escolhas, principalmente para o piso e para as paredes. Branco, bege, off-white e cinza claro, por exemplo. Lembre-se que elas darão sensação de amplitude, ainda mais em uma esmalteria simples e pequena.

Já a iluminação deve ser confortável e funcional. Aproveite a luz natural e dose na escolha da luz artificial. Tons frios são indicados, embora tons quentes deixem o ambiente mais acolhedor. Então, mesclar as duas opções é uma boa alternativa.


Decorar uma esmalteria gastando pouco é possível. Comece aos poucos e vá melhorando com o tempo. Assim, seu estabelecimento ficará lindo e se tornará uma grande referência.

Além disso, busque as melhores maneiras de administrar o negócio e use sempre boas aplicações para otimizar processos. Quer conhecer recursos essenciais para o sucesso de sua esmalteria?

Instale o aplicativo Webook e descubra as melhores soluções: agendamento online, pagamentos, estoque, gestão de negócio, entre muitas outras. Faça um teste e escolha o melhor plano para a sua empresa. Até mais!

Leave a Comment