Ser manicure dá lucro? Vale a pena investir nessa profissão? Como ganhar dinheiro? É melhor trabalhar sozinha ou contratada por uma empresa?

Quando se trata dessa ocupação, surgem muitas dúvidas. Diversas pessoas se sentem atraídas por essa área e perguntam se compensa virar uma manicure iniciante – e se qualificar para se tornar uma especialista.

Para sanar todas essas dúvidas, preparamos um conteúdo completo para esclarecê-las. Entenda tudo sobre a profissão de manicure e decida se é uma boa aposta para você.

Manicure: o que é? O que faz?

Manicure é um profissional que lida com tratamentos para as unhas das mãos. Já pedicure cuida das unhas dos pés. Ambas funções podem ser realizadas por uma única pessoa, geralmente do sexo feminino, embora os homens também possam atuar nessa área.

A manicure realiza todo o processo de limpeza e ornamentação das unhas, retirando cutículas, lixando, aplicando esmaltes e processos de unhas artísticas, que estão cada vez mais em alta no mercado. O público é formado majoritariamente por mulheres, mas grande parcela masculina também busca o serviço.

Para realizar seu trabalho, a profissional utiliza uma série de técnicas que devem ser aprimoradas frequentemente, pois sempre surgem novidades nesse mercado. Por isso, deve ser observadora, estudiosa e cuidadosa. Além disso, deve gostar de lidar com diferentes perfis, pois o atendimento é diverso, com pessoas de todas as idades, características, enfim.

Do mesmo modo, entender as regras sanitárias é fundamental, assim como o uso correto das ferramentas de trabalho, como alicates, lixas, espátulas, cortadores, etc. A higiene é essencial para a saúde dos clientes e para a realização das tarefas, sobretudo em questão de esterilização dos instrumentos, limpeza das mãos, conservação dos produtos, etc.

O mercado para as manicures

Felizmente, o mercado de trabalho para as manicures é bastante animador. Para se ter ideia, o Brasil é o segundo maior país consumidor de esmaltes, de acordo com um relatório da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abipehc).

Além disso, o profissional especializado em unhas é bem cotado em muitos empreendimentos. Todo salão de beleza reserva o espaço para uma ou duas manicures, independente do porte. Quanto maior, mais vagas são abertas.

Paralelo a isso, as esmalterias surgem com força em várias regiões do país. Trata-se de um local voltado apenas para os cuidados com as unhas das mãos e pés, assim como a esmaltagem completa – com uma série de técnicas.

ENTENDA O QUE É ESMALTERIA NESTE GUIA COMPLETO!

Não podemos esquecer também do fato de trabalhar independentemente. Muitas profissionais decidem prestar serviços diretamente aos clientes, criando sua própria cartela e agenda. Essa é uma boa alternativa para os tempos atuais. O atendimento a domicílio está bem cotado durante a pandemia, pois muitos salões estão fechados ou não funcionam integralmente.

De acordo com o Sebrae, grande parte das manicures buscam a profissionalização, tanto que decidem se tornar pessoas jurídicas, formalizando seu trabalho com o título de microempreendedor individual (MEI). Assim, podem prestar serviços diretamente aos interessados e atuar como freelancer nos estabelecimentos, emitindo notas fiscais e ficando em dia com suas obrigações.

Por outro lado, a contratação por uma empresa pode ser vantajosa pela estabilidade, assim como a possibilidade de trabalhar em salões ou esmalterias de vários portes e lidar com várias pessoas.

Com boas perspectivas, se tornar manicure e pedicure é uma boa opção para quem busca uma nova qualificação. Basta aproveitar o cenário, criar um perfil profissional e montar uma cartela com cada vez mais clientes.

ser manicure dá lucro

Ser manicure dá lucro? Como começar?

Agora que já destrinchamos o mercado para as manicures, voltamos à questão principal deste conteúdo: ser manicure dá lucro?

De acordo com especialistas, pensar em ganhos altos é bom, porém relativo. Qualquer ocupação pode render bons frutos desde que o profissional esteja disposto a crescer, se atualizar e trabalhar arduamente para isso.

Então, como iniciar na profissão de manicure e pedicure?

Para ajudar você a começar ou voltar a esse mercado, preparamos algumas dicas relevantes:

  1. Todo início requer planejamento. Então, pesquise bastante e tenha a noção exata do que é necessário para ingressar nesse mercado.
  2. Faça bons cursos e atualize-se. Saiba o que está em alta, quais são os procedimentos mais cotados e todas as técnicas essenciais.
  3. Compre bons materiais. Se você pretende ser uma manicure delivery, escolha as melhores ferramentas e produtos.
  4. Aprimore seus serviços. Trate das unhas dos clientes com zelo e cuidado. Mostre que é uma profissional caprichosa, eficiente e versátil. Pratique bastante para alcançar a excelência em seus serviços.
  5. Monte um portfólio. Conforme os atendimentos são realizados, faça registros e agrupe em um portfólio para que seja divulgado para novos clientes.
  6. Faça contatos. Troque experiência com profissionais do mesmo setor.
  7. Desenvolva-se na profissão. Não tenha medo de inovar. Busque ser uma referência nesse mercado para fidelizar clientes e alcançar a tão sonhada lucratividade.

Como ganhar dinheiro como manicure?

Assim como em qualquer área, o lucro só virá conforme o tempo, então seja paciente. Ganhar dinheiro como manicure e pedicure é possível, e para isso você pode colocar algumas ações em prática. Logo, os resultados serão bem satisfatórios.

Algumas dicas:

Invista nas redes sociais

Não hesite em aproveitar esses canais para divulgar o seu trabalho. Crie páginas no Instagram e no Facebook. Alimente seu status com conteúdo novo frequentemente. Mostre tendências e novidades.

Fidelize clientes

Você pode começar com poucos clientes. Mas, se eles gostarem do atendimento, com certeza marcarão outra sessão. Então, busque sempre agendar uma nova limpeza e esmaltagem para que o consumidor não vá atrás de outro profissional.

Monte uma cartela de clientes

Adicione seus clientes no WhatsApp e peça para que sigam você nas redes sociais. Alimente a base com informações relevantes. Envie lembretes e mostre que você está sempre à disposição.

Ofereça boas opções de pagamento

Além de receber em dinheiro, você pode usar aplicativos de pagamento, principalmente para clientes que desejam parcelar. Tudo pode ser feito de modo seguro, prático e rápido.

Automatize a agenda

Para se organizar melhor, invista em aplicativos de agendamento online. Assim, os clientes podem reservar dias e horários diretamente em uma plataforma automatizada fácil de ser gerenciada. Eles podem pagar pelo cartão de crédito, receber lembretes do atendimento, conferir ofertas e promoções, enfim.

A automação de processos também é interessante para o trabalho das manicures. Então, que tal conhecer um aplicativo que facilita toda a sua rotina?

O Webook Brasil é um sistema de agendamento online ideal para profissionais e estabelecimentos da área da beleza. São muitos recursos incríveis, desde a gestão de negócios até demandas financeiras, de marketing, entre outras.

Conheça o Webook, faça um teste gratuito e escolha o melhor plano.


Agora que você já sabe tudo sobre a profissão de manicure, conte pra gente se está disposta a investir nessa área. Aproveite e deixe suas dúvidas também. Até mais!

Leave a Comment