Montar uma agenda para salão de beleza é essencial para organização das reservas e atendimento aos clientes. Trata-se de uma ferramenta que faz toda a diferença na rotina e deve ser uma das primeiras providências dos gestores.

Entender a importância da agenda é importante para saber como usá-la, quais são os tipos mais comuns, entre outras estratégias ideais para seu negócio.

Para informar você, preparamos este guia completo. Descubra a importância de uma agenda para seu salão de beleza e surpreenda-se.

Conceito de agenda

Primeiramente, qual é o conceito de agenda em um negócio?

Para ser direto, vale definir a agenda como uma ferramenta que é utilizada para gerenciamento de tarefas cotidianas.

É formada por um calendário e dividida em dias, para organizar demandas dentro de um prazo determinado.

Quando se trata do meio corporativo, a agenda é primordial para melhorar a gestão, tanto do tempo quanto dos serviços. De modo geral, é utilizada em diversas empresas, porém comum em clínicas, salões de beleza e consultórios.

Importância da agenda para salão de beleza

No caso de salões de beleza, a agenda organiza todas as reservas, de acordo com o dia, horário e serviços solicitados pelos clientes. Assim, não há problemas com filas, com atrasos, duplicidade, enfim.

Em muitos estúdios, é comum o uso da agenda manual, geralmente algo físico preenchido à mão. Além disso, há quem use planilhas e programas para facilitar o trabalho.

Esse gerenciamento é muito importante para garantir uma boa experiência aos consumidores. Do mesmo modo, permeia a rotina dos colaboradores.

O recepcionista é um dos profissionais que monta essa agenda e passa para cada profissional durante o dia de trabalho. Entretanto, é preciso uma boa comunicação e monitoramento para que não haja problemas e divergências.

Modelos de agenda para salão de beleza

Conforme salientamos, a agenda manual é um dos principais modelos quando se trata de um salão de beleza. Essa versão é organizada por meses e dias, para que o profissional preencha de acordo com as solicitações dos clientes.

Geralmente, as pessoas comparecem ao salão para marcar, ligam ou solicitam após passar por um procedimento. Depois, o recepcionista deve lembrar e confirmar a reserva.

Por outro lado, existe um modelo de agenda eletrônica, que usa programas de computador para automatizar o processo. Dentre as opções, estão as planilhas, simples de configurar, mas que demandam tempo e trabalho.

Por último, estão os aplicativos de agendamento online, que se tornaram grandes tendências em muitas empresas. São plataformas voltadas a essa e outras tarefas, que podem ser centralizadas ou complementares a outros sistemas.

Agendamento online: vantagens

Muito se fala sobre o agendamento online para salão de beleza, mas poucos sabem quais são as vantagens. Listamos as principais:

  • Melhor método para automação de processos em sua empresa;
  • Novidade tecnológica para garantir uma ótima experiência aos clientes;
  • Simples, prático e fácil de instalar e usar;
  • Versátil. Além do agendamento, há outras funções interessantes voltadas à gestão;
  • Facilita o trabalho dos colaboradores;
  • Envia lembretes automáticos, otimizando o tempo;
  • Gera economia, com menos gastos com marketing e outras implementações;
  • Possui um calendário flexível que se adapta à realidade da empresa;
  • Fácil de configurar, com interface intuitiva;
  • Responsivo e adaptável a diversos tipos de dispositivos;
  • Pode ser acessado 24 horas por dia, 7 dias da semana.

A partir dessa agenda, a rotina do seu salão de beleza fica totalmente organizada. E se engana quem pensa que os aplicativos são recomendados apenas para empresas de grande porte. Atualmente, empreendimentos novos ou que precisam de reestruturação também estão investindo nessa tendência.

agenda para salão de beleza

Aplicativos de agendamento para salão de beleza

Agora que você já sabe a importância da agenda para salão de beleza, vale entender melhor como funciona o agendamento online, que se destaca em muitas empresas.

Segundo especialistas, tudo funciona a partir de um aplicativo, que pode ser acessado a partir de vários dispositivos, como smartphones, computadores e tablets.

O cadastro é simples e deve conter todas as informações do seu salão, sobretudo a localização. Do mesmo modo, listar os dias e horários em que está aberto, assim como todos os serviços disponíveis.

É importante que o cliente visualize a lista de serviços para reservar todos os procedimentos que deseja passar: corte, tintura, depilação, massagem, manicure, enfim. 

Geralmente, os aplicativos de agendamento online estão disponíveis através de planos mensais ou anuais. Sendo assim, há opções recomendadas para a realidade de cada empresa, seja simples ou avançado, por exemplo.

Dica de agenda para salão de beleza

De fato, o agendamento é uma das principais demandas de qualquer salão de beleza, por isso os proprietários devem se dedicar a essa aplicação.

Sendo assim, apostar na versão digital é uma ótima ideia para modernizar e elevar o status da sua empresa no mercado. Pode ter certeza que será um diferencial em relação aos seus concorrentes.

Além disso, você pode usufruir de todos os benefícios e mostrar aos seus clientes que está voltado às tendências.

Para aproveitar tudo isso, indicamos um aplicativo que está cada vez mais popular: o Webook Brasil.

Trata-se de uma opção completa, que reúne uma variedade de funções, desde o agendamento online até sistema seguro de pagamentos, gestão financeira, estoque, rotinas de marketing, entre muitas outras.

Acesse o site do Webook e inicie um teste gratuito agora. Depois, escolha um plano ideal para a sua empresa: Starter, Lite ou Pro.

O Webook será um grande parceiro para atrair clientes e automatizar processos, a melhor agenda para salão de beleza que você irá encontrar.

Se tiver dúvidas, deixe um comentário. Boa sorte e até mais.

Leave a Comment