Como decorar um salão de beleza? Se você chegou na etapa de montagem, é hora de colocar a mão na massa e buscar boas referências para deixar o espaço lindo e convidativo.  

Uma bela decoração pode surpreender os clientes, gerar encantamento e mostrar que seu empreendimento está pronto para garantir uma ótima experiência ao público.  

Felizmente, há muitas ideias legais e atrativas, seja para decorar um salão de beleza pequeno, moderno, simples, personalizado, enfim. Para saber mais e se surpreender, confira algumas dicas incríveis e aprenda como decorar salão de beleza agora! 

Estilos de decoração para salão de beleza 

Assim como uma residência, seu comércio pode ser montado a partir de uma base que segue determinado conceito. Ou seja: você pode escolher um estilo para compor o cenário, para deixá-lo coerente e equilibrado.  

A harmonia na decoração conta bastante. Então, não convém misturar elementos clássicos com itens modernos. Pense em algo único e que valorize todo o ambiente. Para ter uma ideia melhor, é interessante conhecer os estilos mais comuns quando se trata de interiores:  

Minimalista 

O estilo minimalista preza pelo “menos é mais” para evitar o exagero, deixando o espaço com poucas cores e texturas. A ideia é dar um aspecto arejado, claro, com apenas o essencial.  

Entre os materiais, se destaca a madeira. Já os tons mais usuais são neutros, como branco e bege. Além disso, usa-se poucas mobílias, distribuídas de modo estratégico, sem excesso. Essa é uma boa proposta para deixar seu salão mais aconchegante.  

Moderno 

A funcionalidade é uma das principais características do estilo moderno. A ideia é romper com padrões estéticos e inovar, deixando o espaço elegante, minimalista e organizado.  

Outras características desse estilo são: linhas retas, praticidade na montagem do espaço, cores neutras e clean, materiais com design diferenciado, enfim.  

Retrô 

É muito comum encontrarmos salões de beleza seguindo esse conceito. O retrô nada mais é que uma inspiração em tendências de décadas passadas, usando essa base para criar novas formas decorativas atuais.  

Tal estilo é bem diferente do vintage, que se inspira fielmente no que era utilizado antigamente, sem qualquer mudança. É interessante entender essa diferença, pois muita gente acredita que são sinônimos.  

Além de salões, o estilo retrô é muito comum em barbearias.  

Rústico 

A base na natureza é marcante no estilo rústico, que se caracteriza pelo uso de elementos como madeira, pedras, tijolos, entre outros.  

Segue uma linha casual e com total olhar ao campo e suas características, por isso é recriado em muitos ambientes, seja de forma abrangente ou em pequenos detalhes.  

Industrial 

Trata-se de um conceito bem alternativo e que combina bastante com novos salões de beleza. A ideia é unir o rústico com o moderno, deixando o espaço com um aspecto inovador e diferente do convencional.  

O estilo industrial combina bastante com salões arrojados, com uma iluminação bem trabalhada e traços que lembram tanto o vintage quanto o contemporâneo. Uma boa ideia para proprietários exigentes.  

Como decorar um salão de beleza?

Após conhecer os estilos mais comuns, inspire-se com 7 dicas e aprenda como decorar um salão de beleza passo a passo.  

1 – Considere o público alvo 

Antes de escolher o melhor estilo de decoração para seu empreendimento, pense nos clientes que deseja atender. Se o público é jovem e descolado, uma tendência moderna pode ser uma boa escolha. Já para consumidores mais experientes, seguir uma linha clássica e sofisticada é interessante.  

Não se trata de uma regra, mas é algo que costuma ter boa receptividade e segue uma coerência. Um bom exemplo são as barbearias retrô, que agradaram os rapazes e estão super em alta.  

2 – Conheça outros projetos 

A inspiração em projetos já existentes é uma ótima ideia para você que busca dicas de como decorar salão de beleza.  

A internet oferece uma série de imagens e tendências mundo afora que podem ser aplicadas em seu salão. Você pode procurar nas redes sociais, como o Pinterest e o Instagram, além de seguir páginas com dicas de arquitetura e design de interiores.  

3 – Preze pela funcionalidade 

Primeiramente, faça um escopo para definir o que é essencial na montagem do seu salão. O principal objetivo é deixá-lo funcional e aconchegante para os clientes.  

Foque nas mobílias e materiais que obrigatoriamente devem compor o espaço. Depois, vá inserindo itens decorativos para valorizar o ambiente, sempre com harmonia e seguindo a base decorativa. 

como decorar salão de beleza

4 – Aproveite todo o espaço 

Essa dica é primordial para salões pequenos. Tente sempre aproveitar o espaço da melhor forma, inclusive as paredes. Para isso, é interessante instalar nichos, ganchos e prateleiras, tanto para deixar produtos quanto itens decorativos.  

Facilite o uso de materiais. Em vez de um grande sofá instalado na recepção, você pode instalar pequenos puffs ou poltronas. Já as mobílias com gavetas ajudam a manter a organização dos materiais de cada profissional.  

Como administrar um salão de beleza? Entenda passo a passo

5 – Fique de olho no orçamento 

Antes de definir o melhor estilo de decoração para seu salão de beleza, tenha em mente qual é o orçamento disponível. Assim, você pode fazer investimentos sem medo, de acordo com o que pode gastar.  

A criatividade é essencial para deixar seu espaço bem harmônico e charmoso, mesmo que você tenha pouco capital disponível. Nesse sentido, vale fazer pesquisas e um bom planejamento antes de colocar tudo em prática.  

6 – Contrate um profissional 

O apoio de um especialista pode ajudar bastante como decorar seu salão de beleza. Arquitetos e designers de interiores podem apresentar dicas e conceitos perfeitos para o seu projeto, seguindo um padrão desejado.  

Felizmente, há muitos profissionais voltados a esse trabalho. Embora seja um gasto a mais, com certeza facilitará bastante em relação ao tempo e a comodidade. Pesquise especialistas locais e comece já.  

7 – Menos é mais 

Mesmo que você não siga um estilo minimalista, tenha em mente que o exagero pode ser prejudicial para a decoração.  

A escolha por um ambiente clean e funcional é essencial para deixar seu salão com mais comodidade. Do mesmo modo, ajuda na hora de deixar o espaço limpo e organizado.  

Por último, quanto aos itens decorativos, foque em acessórios temáticos, em quadros, em objetos retrô instalados em nichos, adesivos, papéis de parede, enfim. São opções simples e acessíveis que fazem toda a diferença no ambiente.  

Gostou de saber como decorar seu salão de beleza? Inspire-se com essas dicas, comente e compartilhe. Até mais.  

Leave a Comment