shape 3 1

Pretende investir de vez no empreendedorismo? Que tal aprender a montar um salão de beleza em 5 passos? Você sabia que esse é um dos negócios mais promissores atualmente?  

Pois é, toda empresa que faz parte do setor de beleza, higiene e estética apresenta boas perspectivas no mercado, com um cenário que chama atenção de novos investidores.  

A versatilidade é outro ponto forte. Um salão de beleza pode ser direcionado a muitos públicos e oferecer uma série de serviços, desde o tradicional corte de cabelo até massagens sofisticadas.  

Entretanto, para começar a trilhar seu caminho nesse negócio, é primordial entender todo o setor, além de considerar boas estratégias para alcançar o sucesso. Para ajudar você nessa empreitada, listamos 5 passos principais para montar seu salão.  

Passo 1 – Conhecer a fundo o mercado de beleza 

Para iniciar uma nova jornada, é fundamental conhecer os caminhos. Pode parecer interessante “se jogar” em um projeto, mas não funciona assim em relação a um empreendimento. Se você pretende investir, deve estar totalmente seguro e ter uma boa base.  

Sendo assim, entender o ramo em que deseja inserir seu negócio é parte preliminar da administração, para entender qual é a realidade atual, quais são as vantagens, as ameaças, as dificuldades, entre outros quesitos.  

A análise do cenário ajuda a compreender os prós e contras, afinal, nada será perfeito ou totalmente ruim, há sempre partes impressionantes e pontos a melhorar.  

Por isso, especialistas indicam realizar um grande estudo, seja com pesquisas ou cursos voltados a uma série de estratégias, principalmente de empreendedorismo. Além do geral, é interessante escolher cursos personalizados de acordo com o seu nicho – produtos, marcas, serviços, hábitos do público, tendências, enfim.  

O mercado de beleza apresenta solidez, mas você só alcançará um bom posicionamento se estiver realmente preparado. Para não dar tiros no escuro, nada melhor que uma boa qualificação, assim você estará seguro e pronto para lidar com uma série de adversidades.  

Passo 2 – Segmentação, local e serviços 

Já realizou uma análise de mercado? Então, é hora de se voltar a outros quesitos, começando pela segmentação, que pode ser estruturada de acordo com a localização, a demografia, o comportamento ou fatores psicológicos. A partir daí, é possível delimitar seu público e entender as suas necessidades.  

Vale destacar que um salão de beleza pode ser estruturado a partir desse conceito, ou seja, direcionado apenas para as mulheres, para os rapazes ou para ambos os perfis.  

Outro ponto essencial é o local. Dependendo de onde será instalado o salão, influenciará no tipo de público frequentador. Uma empresa de bairro é bem diferente de um negócio inaugurado no centro da cidade, por exemplo.  

Vale a pena montar um salão de beleza? Saiba tudo neste guia!

Quanto aos serviços, o salão de beleza pode oferecer uma série de procedimentos, dos mais básicos aos incrementados. Conheça cada um deles e contrate profissionais especializados. Entretanto, uma boa dica é começar com o tradicional (corte de cabelo, por exemplo) e aos poucos inserir novas tendências (como serviços de manicure e pedicure, massagens, etc).  

Passo 3 – Entender a legislação 

Para compreender como montar um salão de beleza, você precisa saber mais sobre a legislação desse tipo de negócio. Ao inaugurar uma empresa, o responsável deve estar a par dos trâmites burocráticos, que são maiores quando se trata do mercado de estética.  

O primeiro passo é o registro, que pode ser feito a partir do MEI (Micro Empreendedor Individual), principalmente para quem pretende abrir um salão independente ou ter apenas um funcionário.  

Ser MEI é muito benéfico para os iniciantes. Dependendo do crescimento, é possível se estabelecer futuramente como uma micro empresa, que permite a contratação de mais pessoas.  

Do mesmo modo, ficar a par dos tributos é primordial, assim como a atenção às regras sanitárias. A ANVISA dispõe acerca das normas para salões de beleza e centros estéticos, sobretudo em relação ao uso de produtos e técnicas. Tudo o que for utilizado deve estar de acordo com o órgão, para garantir segurança aos clientes e a todo o salão.  

Parece uma parte chata, mas não deixe de lado e nem na mão de terceiros. O bom gestor deve estar a par de todos os detalhes, uma boa maneira de valorizar o seu negócio.  

Passo 4 – Materiais, insumos e equipe 

A partir de uma base bem estruturada, a montagem do salão tem início. O espaço disponível deve ser totalmente equipado com materiais e insumos de qualidade – desde as cadeiras até os shampoos.  

Prezar por bons itens é fundamental para a boa reputação do seu empreendimento. Por isso, vale pesquisar e negociar com os fornecedores, buscar alternativas e ficar de olho nas tendências do mercado.  

Além disso, a formação de uma equipe capacitada faz toda a diferença no sucesso do seu salão de beleza. Busque profissionais qualificados e antenados com as novidades. Da mesma forma, os funcionários devem agir de modo cortês, atender bem e entender as necessidades dos clientes. Dependendo das metas batidas, podem ser bem recompensados – estratégia primordial para manter a motivação.  

Passo 5 – Gestão e marketing  

Uma boa gestão começa a partir do momento em que você decide investir em um negócio e se molda a cada etapa. O administrador deve se dedicar plenamente a tudo que diz respeito ao seu empreendimento, desde à base até a consolidação.  

Sendo assim, entender um pouco de cada conceito é uma boa alternativa – montagem, financeiro, recursos humanos, marketing, enfim.  

Quando se trata do marketing, as estratégias devem ser recorrentes, afinal, o salão de beleza precisa se tornar uma referência, lucrar e alcançar um bom status.  

Entre tantas opções, o investimento em ferramentas eficientes, práticas e tecnológicas ajuda no gerenciamento e facilita o trabalho. Para salões de beleza, você pode: 

  • Realizar agendamentos online
  • Receber pagamentos 
  • Disponibilizar ofertas 
  • Montar um clube de assinantes 
  • Planejar uma agenda 
  • Automatizar rotinas 

Você sabia que todos esses processos podem ser realizados por aplicativos? Hoje em dia há muitas opções robustas e qualitativas, como o Webook, feito especificamente para ajudar na gestão e organização do seu negócio.  

Além de conhecer melhor acessando o site, você pode realizar um teste e aprender na prática como usar passo a passo.  

De fato, muitas pessoas querem saber como montar um salão de beleza, mas além de seguir essas dicas, vale pensar em boas estratégias para inovar. Que tal ir além e contar com parceiros como o Webook? Com certeza será uma solução surpreendente.  

Gostou do conteúdo? Deixe um comentário e compartilhe. Até mais.  

Leave a Comment