Como melhorar a lucratividade do seu salão? Ter um negócio bem estruturado é a base para conquistar grandes objetivos, além de focar em alguns pontos que fazem toda a diferença. Muitas pessoas deixam os detalhes de lado e depois questionam o que está afetando o índice de lucratividade.

Mas, primeiramente, você sabe o que isso significa?

O conceito de lucratividade não é a mesma coisa que lucro. Segundo especialistas, tem relação com a eficiência operacional e produtiva, um indicador calculado por meio de porcentagem. Ou seja: a lucratividade é um pilar econômico gerado a partir do lucro líquido e da receita de vendas de uma empresa. Pode ser calculada de acordo com determinado período e mensurada em relação a cada segmento.

De modo geral, a melhor fórmula para ter uma lucratividade alta é gastar menos e ganhar mais. Diminuir as despesas e garantir um bom lucro são ações que contribuem para manter a cadência. Entretanto, alcançar esse status não é simples – ao contrário, demanda tempo, dedicação e boas estratégias.

O segmento de salões de beleza

Felizmente, o nicho de beleza e estética é um dos mais promissores no país. Para se ter ideia, na última década cresceu 10% ao ano, com novos empreendedores e cada vez mais pessoas interessadas nos cuidados com o corpo.

Os salões de beleza são bons exemplos desse boom, ganhando grandes investimentos para se tornarem mais próximos dos clientes. Além do foco em novas tendências, a preocupação com as necessidades dos consumidores tornou-se algo primordial.

O público masculino, antes “deixado de lado”, se tornou a prioridade de muitos empreendimentos. As barbearias ganham cada vez mais destaque, além de empreendimentos voltados apenas à beleza e estética dos homens. Por outro lado, as mulheres mantêm o hábito de frequentar os salões de beleza e estão cada vez mais interessadas em inovações, buscando alternativas que superem suas expectativas.

Esse é apenas um contexto geral para você entender o quanto seu salão pode ser promissor, visto que o mercado favorece os empreendedores interessados em agregar valor. Assim, podem se beneficiar tanto com um bom lucro quanto um ótimo índice de lucratividade. Então, quais são as melhores táticas para alcançar um bom status nesse segmento?

Listamos 5 dicas promissoras para melhorar a lucratividade do seu salão. Anote todas e tente colocar em prática o quanto antes!

Foco na diversidade

Todo negócio deve estar preparado para atender clientes dos mais diversos perfis. Um salão moderno e adaptado às diferenças conquistará um público plural, que se sentirá abraçado e consequente satisfeito.

Embora muitas empresas pensem em segmentação, é interessante ter noção de que qualquer pessoa pode ser um potencial cliente, oferecendo serviços que se moldem às suas necessidades. No ramo de beleza, esse conceito pode se aplicar perfeitamente.

Produtos e técnicas voltados às mulheres com cabelos crespos são ótimos exemplos. Por outro lado, se o salão não é voltado apenas ao público feminino, vale investir no atendimento para os rapazes – que estão cada vez mais abertos ao mercado de beleza e estética.

Presença massiva na internet

Todo o poder da internet deve ser usado a favor do seu negócio. As redes sociais geram muita interação e trazem muitos seguidores. Sendo assim, a produção de conteúdo é essencial para qualquer salão de beleza, que deve ter páginas online, um site completo, um blog informativo, além de aplicativos voltados ao gerenciamento.

Quer uma boa dica? Muitas plataformas ajudam a otimizar a gestão de negócios, agendamento de serviços, pagamentos, entre outros sistemas essenciais para qualquer empreendedor. Você pode automatizar toda a rotina do negócio – inclusive em relação à internet – com a Webook Brasil. Que tal entrar no site e conhecer mais?

Base e fidelização de clientes

Melhor do que conquistar novos clientes é manter uma boa base para vendas frequentes. A fidelização é um dos grandes pilares de negócios e torna os consumidores o parceiro de sua empresa.

Se uma pessoa fica encantada pelo atendimento e demais recursos do seu salão, com certeza ela retornará. Melhor que isso, indicará amigos e familiares para o mesmo local, contribuindo para um fluxo constante de clientes. Assim, aumentam as vendas e a lucratividade.

Quer saber mais? Entenda como aumentar sua base de clientes fiéis facilmente!

Diminuição de gastos

Enxugar os gastos é uma boa estratégia para otimizar todas as etapas do negócio, desde a compra de produtos até o uso de sistemas, estruturas, enfim. Não é uma tarefa simples, afinal, não se deve deixar de lado a qualidade pensando apenas em economizar.

Todavia, um bom gerenciamento ajuda a diminuir gastos e não gera grandes impactos ao seu negócio. Com isso, claro, a lucratividade alcança bons sinais.

Atenção às tendências do segmento

Inovação é a palavra-chave para qualquer empresa, por isso não dá para ficar estagnado. Conforme salientamos, a área de beleza e estética cresceu rapidamente e está cada vez mais em destaque.

Muitas marcas, fornecedores e influenciadores lançam e divulgam novos produtos e tendências, que logo chamam atenção de seus seguidores. Além da diversidade, a atenção nesses produtos e técnicas que surgem frequentemente dá alguns pontos a mais ao seu salão.

Imagine contar com uma novidade antes de seus concorrentes? Para isso, a busca e o estudo dessas tendências é uma boa alternativa. Portanto, nunca deixe de ficar de olho no que está fazendo sucesso, principalmente nas redes sociais.

Planejar é primordial!

Essas dicas podem realmente fazer a diferença e transformar o seu salão de beleza em uma grande referência local, atingindo um grande crescimento e conquistando ótima lucratividade. Entretanto, vale destacar que: o planejamento é muito importante e deve ser feito antes de colocar as ações em prática.

Conheça seu negócio e o perfil de seus clientes. Considere sua localização e estude o mercado. Quanto mais você se dedica em aprender e entender o segmento, mais estará confiante em propor novas (e boas) soluções.

Gerenciamento prático para a lucratividade

O uso de ferramentas práticas e modernas é muito interessante. Sistemas como a Webook Brasil contribuem positivamente para alavancar seu negócio. Por meio da plataforma é possível fazer agendamentos online, realizar pagamentos, divulgar ofertas, realizar um gerenciamento otimizado e ainda conquistar novos clientes.

Você pode fazer um teste grátis e entender como funciona a plataforma passo a passo. Acesse o site da Weebook e conheça todos os serviços.

Faça contato com os consultores e entenda detalhadamente como organizar sua agenda e vender mais! Pode ter certeza que a Webook será uma ótima parceira para melhorar a lucratividade do seu salão.

Leave a Comment