Investir em um negócio é o desejo de muitas pessoas. O empreendedorismo está mais forte do que nunca e abre uma série de possibilidades em diversas áreas. Dessas, beleza e estética são sempre bem cotadas, por isso é comum a dúvida: vale a pena montar um salão de beleza?

Esse tipo de comércio é um dos mais comuns em diversas regiões. Qualquer pequeno bairro possui pelo menos uma opção de salão com grande variedade de serviços: para cabelos, para barba, pé e mão, massagem, enfim.

De fato, os cuidados com o corpo se tornaram uma necessidade para qualquer pessoa. Se as mulheres já eram atentas a diversos procedimentos, ultimamente os homens também voltam suas atenções à estética, tanto para a beleza quanto para o bem-estar.

Nesse contexto, a frequência do público não será um problema caso o empreendimento ofereça bons serviços e vantagens para seus clientes. Mas, alcançar um bom posicionamento no mercado demanda algumas estratégias e um bom planejamento.

Para entender melhor o assunto, saiba se vale a pena montar um salão de beleza e veja dicas para seu negócio se tornar uma referência no setor.

O nicho dos salões de beleza

Você sabia que o segmento de beleza e estética é um dos mais sólidos do país? Muitas pesquisas avaliam o cenário econômico voltado especificamente para esse nicho e mostram que esses serviços e produtos se tornam cada vez mais prioridade para as pessoas.

Os cuidados com a higiene e com o corpo crescem à medida que o público entende a sua importância e busca alternativas adaptadas a sua realidade/necessidade. Mesmo em períodos de crise, muitos consumidores não deixam de lado os procedimentos básicos: cortes de cabelo, aparagem da barba, ornamentação de unhas, cuidados com a pele, entre outros.

É nesse cenário que salões de beleza e uma série de centros estéticos começam a ganhar relevância. Melhor que isso, perduram à medida que ganham e fidelizam clientes. Assim, novos empreendedores se sentem encorajados a investir no setor.

A formalização desse comércio é o primeiro passo para alcançar a solidez. Do mesmo modo, a atenção às tendências e a utilização de técnicas sanitárias responsáveis são de extrema importância, assim como o treinamento da equipe e o investimento em bons materiais.

Entretanto, muitas pessoas começam por meio da informalidade, o que pode ser um problema em longo prazo. Por isso, a busca por informação é essencial. Hoje em dia existem muitos cursos voltados tanto ao empreendedorismo em si quanto a esse nicho específico. Desse modo, é possível unir uma série de processos voltados à tecnologia, sustentabilidade e inovação.

De forma geral, trata-se de um negócio promissor e com boas expectativas de crescimento no país, mas que demanda um apoio especializado aos interessados. O planejamento é a chave para o sucesso, assim como a qualificação. Com isso, é possível escolher as especificações de seu comércio – para mulheres, para homens, unissex, serviços simples ou direcionados, enfim.

Vantagens em investir em salões de beleza

Para compreender se realmente vale a pena montar um salão de beleza, é primordial conhecer as vantagens desse segmento. O Sebrae realizou um estudo que explica quais fatores contribuem para o crescimento do setor.

  • O maior poder aquisitivo do público feminino, que aumenta o interesse no ramo de estética e beleza;
  • O acesso facilitado das classes C, D e E ao segmento junto à preocupação em cuidar do corpo;
  • A grande variedade de marcas que investem em produtos cada vez mais inovadores;
  • Grande parcela do público se interessa em opções com maior valor agregado;
  • O lançamento de novidades e tendências nesse mercado;
  • Conforme a expectativa de vida aumenta, esses cuidados se tornam latentes.

Sem dúvidas, entender essa realidade é essencial para dar mais segurança ao montar um salão de beleza ou qualquer empreendimento voltado à área, como uma barbearia, uma clínica e até um SPA.

De fato, o primeiro passo é compreender a realidade do mercado. Depois, iniciar o planejamento. Já a etapa do investimento é praticada após todo esse estudo preliminar, para que o negócio seja estabelecido. A partir daí, as estratégias ganham importância.

Vale a pena montar um salão de beleza?

Acima de tudo, para abrir um salão de beleza, você deve considerar:

  1. A localização do empreendimento
  2. O espaço disponível para atender os clientes
  3. Legislação, padrões sanitários e de higiene
  4. Serviços oferecidos
  5. Público alvo
  6. Disponibilidade dos serviços
  7. Profissionais capacitados
  8. Instalações em geral

Diferenciais de um salão de beleza

Conforme salientamos, o mercado é bem promissor. Por outro lado, a concorrência também é grande, seja de modo formal ou informal, por isso é essencial pensar em alguns diferenciais para dar destaque ao seu negócio.

Para saber se vale a pena montar um salão de beleza e colher bons frutos com esse empreendimento, é interessante praticar algumas estratégias, como:

Focar em um atendimento de qualidade

As técnicas de atendimento estão cada vez mais apuradas, agradam os clientes e levam à fidelização. Sendo assim, o bom atendimento é um pilar importante para tornar o seu negócio uma grande referência.

Treinar os colaboradores

Todo salão depende de uma equipe bem capacitada e informada. Muitos clientes procuram centros de beleza buscando novidades e se encantam quando recebem boas dicas de cuidados com o corpo e a estética. Portanto, motive seus funcionários e evite que eles fiquem estagnados.

Investir na internet

A presença online é essencial hoje em dia, por isso é importante destacar seu salão de beleza em vários canais. A produção de conteúdo de qualidade também impressiona os seguidores, gera engajamento e deixa o seu negócio ainda mais popular.

Considerar a tecnologia

A utilização de aplicações voltadas a serviços facilita o trabalho e contribui para melhorias em vários processos. Sistemas voltados ao gerenciamento são alguns exemplos, seja para o atendimento aos clientes, agendamentos ou para recebimento de pagamentos.

Aplicativos como o Webook são versáteis e perfeitos para automatizar o seu salão de beleza, seja por meio de produtos individuais ou soluções completas. Então, que tal conhecer melhor essa proposta acessando o site e fazendo um teste completo? Com certeza será ainda mais animador para seus planos.

Enfim, podemos afirmar que vale a pena montar um salão de beleza, desde que você invista em uma boa preparação e esteja disposto a usar boas estratégias para garantir o sucesso de seu empreendimento.

Conforme destacado, o setor apresenta um panorama favorável e existem muitas ferramentas disponíveis. Assim sendo, com certeza vale a pena montar um salão de beleza! Quer investir nesse mercado? Siga as nossas dicas e comece a construir esse sonho agora.

Leave a Comment